O espelho



Sinopse: Neste livro você encontrará uma apresentação para "O espelho" em HQ, uma análise crítica "Machado de Assis ao espelho" e o conto integral: "O espelho - Esboço de uma nova teoria da alma humana".

Espelhos seduzem, atraem, instigam, mas uma coisa é certa: mentem, pois jamais nos devolvem nossa imagem verdadeiramente definitiva, em parte por não sermos definitivos, em parte pela natureza enganadora mesma dos espelhos. Quem disser que está inteiramente satisfeito com sua imagem refletida neles, não terá razão para olhar-se para mais nenhum deles pelo resto da vida. Alguém acredita nessa hipótese?
O álbum é uma adaptação fiel do conto original escrito por Machado de Assis.
A trama apresenta Jacobina, o narrador do conto, que em conversa com seus amigos defende uma estranha tese: o ser humano possui duas almas, uma interior - que representa a identidade pessoal - e outra exterior - sinônimo das máscaras que o indivíduo usa no seu convívio social. E sobre isso decide contar uma história.
O rapaz era pobre e conhecido apenas por Joãozinho. Ao ser nomeado alferes da Guarda Nacional, nasce o rapaz fardado, elogiado e respeitado por todos, parentes e conhecidos. Sabedora da nomeação, sua tia Marcolina, moradora em um sítio afastado da cidade, o convida para passar uns dias com ela. Exige, porém, que vá o alferes e não o sobrinho Joãozinho.
Lá é bajulado por todos, incluindo a tia, seu cunhado e alguns escravos. Um dia, estando sozinho no sítio e sentindo falta dos elogios, o rapaz toma consciência de que possuía uma alma interior e que nesse momento precisava dela. Veste sua farda e olha-se num grande espelho, em busca de sua identidade.
O que ele encontra? Uma imagem vaga, esfumaçada e difusa. Ou seja, sua alma exterior matara sua identidade. O espelho lhe revela que, se não viver de sua aparência e posição social, deixará de existir.
O Espelho de Machado de Assis em HQ é um lançamento da editora Mercuryo Jovem, e faz parte de uma série chamada Clássicos Realistas em HQ.



O espelho de Machado de Assis em HQ


Adaptação fiel ao texto original 

* JeosaFá e João Pinheiro



Mercuryo Jovem * 2012 * 64 páginas
Abaixo algumas imagens do livro:









Para comprar clique aqui.

2 comentários:

Fabiana disse...

Prezado João Pinheiro, estou analisando este conto machadiano nas suas diferentes representações em uma tese de doutorado para a UERJ, gostaria de poder enviar um e-mail para um entrevista escrita. O sr. poderia disponibilizar o contato?
Abraços, Fabiana Patueli.

Anônimo disse...

Justo o que procurava sobre espelhos bh