25 de ago de 2011

Urban Sketchers Brasil

É como grande entusiasmo que estou, juntamente com Eduardo Bajzek e Juliana Russo, tocando este projeto. Abaixo o desenho e texto que fiz para a primeira postagem:


 
Nosso primeiro encontro se deu no dia 14 de Agosto, domingo, dia dos pais, numa manhã cinzenta. Mas nós nem nos demos conta do cinza, só o que queríamos era nos encontrar para alavancar de vez o Urban Sketchers Brasil (ufa). Nada melhor do que conversarmos sobre isso desenhando e foi isso que nós fizemos. Finalmente, depois de uma longa espera, inauguramos esse site com esta primeira postagem, falando do nosso primeiro encontro.


Naquele dia éramos três, mas até o final do ano, quem sabe, seremos cem!

O Brasil, com sua proporção continental, incrível variedade cultural, étnica, além de uma rica história artística, que apesar de curta, já tem artistas conhecidos mundialmente e tantas outras coisas extraordinárias, nossa música, por exemplo, tem tudo para ser uma vitrine rica e variada de desenhistas ímpares. Desculpem o tom excitado, mas já estou imaginando os desenhos que aparecerão aqui todos os dias, do Oiapoque ao Chuí, mal posso esperar.

Marcamos de nos encontrar na estação Paraíso do metrô. Não conhecia a Juliana Russo pessoalmente, foi um prazer, o Eduardo eu conhecia, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos no mês passado no II Simpósio Internacional Urban Sketchers em Lisboa. Foi lá, inclusive, que conversamos com o Gabriel Campanário, idealizador e organizador do Urban Sketcher, sobre a filial (se é que podemos chamar assim) brasileira. Ele nos deu conselhos fundamentais para começar o site e disse que logo disponibilizaria o site para começarmos. Só não esperávamos que fosse tão rápido. Valeu, Gabi!

Tomamos um café rápido e fomos desenhar em frente à catedral ortodoxa do Paraíso. Conversamos e rabiscamos e pelo resultado: Três desenhos completamente diferentes feitos no mesmo local, três pessoas, três vidas, três maneiras de ver o mundo, tudo expresso de alguma maneira no traço de cada um, já podemos imaginar o que será esse site quando reunirmos todos correspondentes.

O principal objetivo do site é integrar artistas que fazem desenhos de cenas urbanas, em suas respectivas cidades, ao redor do Brasil e principalmente incentivar a prática do desenho

É isso, o site está aberto. Desenhistas brasileiros, retratistas obsessivos do cotidiano juntem-se a nós nessa empreitada, saiam já com seus cadernos, invadam todos as ruas desse imenso Brasil, temos muito trabalho pela frente, muito o que retratar.

Os correspondentes estão sendo escolhidos e convidados aos poucos, mas se você quiser participar imediatamente basta acessar nossa página no flickr: http://www.flickr.com/groups/urbansketchersbrasil/

Nosso email para contato é: brasil.urbansketchers@gmail.com


O endereço do site: http://brasil.urbansketchers.org/

Nenhum comentário: